25 de outubro de 2020

As vantagens de ser invisível (AVDSI)

Essa foi a minha melhor leitura do ano. Tão boa que estou relendo com os meus amigos mas nas datas das cartas, ou seja, vou terminar de reler em mais ou menos um ano e meio.

E preciso muito falar sobre a nova edição do livro que vem com a novidade de uma carta do Charlie 20 anos depois dos eventos nas outras cartas!

O sentimento que tenho em relação ao livro é tão intenso que não sei falar se me sinto feliz ou triste com a história. 

Se você ainda não leu As Vantagens de Ser Invisível, está perdendo tempo. Não é uma simples história clichê com drama adolescente, é um livro muito abrasador e gostoso de se ler. Você sente o coração quentinho nos momentos em que o Charlie fala de amizade, fica com ódio da revelação do abuso, se sente apaixonado pela Sam, fica triste pelos problemas que o Charlie tem que enfrentar e como ele se sente com relação a ele mesmo. 
Nova edição 2020


NÃO É UM LIVRO QUALQUER!

Não se sabe pra quem o Charlie escreve essas cartas, não se sabe se os nomes usados no livro são verdadeiros, o que se sabe é que o Charlie é um menino tímido, com dificuldade em fazer amizades por causa de seus problemas de ansiedade e seu jeito nerd de ser. Ele gosta de boas músicas que são citadas no livro e gosta de ler bastante também. Seus livros favoritos são sempre os últimos que leu.

Não tem como ler esse livro e não se identificar com algumas características apresentadas nele.

Vou destacar abaixo as minhas frases favoritas do livro, frases que nos fazem ponderar sobre assuntos muito importantes da vida:
♦️ “Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

♦️ “É só que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida.”

♦️ “A gente aceita o amor que acha que merece.”
♦️ “Eu só queria saber o que comprar para o meu pai porque eu amo. E eu não conheço.”

♦️ “Prometi a tia Helen só chorar por coisas importantes, porque eu odiaria pensar que chorar como eu sempre faço diminuir ia a importância desse choro pela tia Helen.”

♦️ “Não sei se você já se sentiu assim, querendo dormir por mil anos. Ou se sentiu que não existe. O que não tem consciência de que existe. Ou algo parecido. Acho que querer isso é muito mórbido, mas eu quero quando me sinto assim.”

♦️ “Não sei quanto tempo eu posso continuar sem um amigo.”

♦️ “É muito mais fácil não saber das coisas de vez em quando.”

♦️ “As coisas mudam. E os amigos partem. E a vida não para para ninguém.”

♦️ “É duro ver um amigo sofrendo tanto. Especialmente quando você nada pode fazer, a não ser “estar lá”.”

♦️ “ “Eu morreria por você. Mas não viveria por você.” Algo assim. Acho que a ideia é que cada pessoa tem de viver para a própria vida e depois escolher compartilhá-la com outra pessoa.”

♦️ “Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos sim, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.”

Se tiver sugestões de frases do livro que mais gostaram, fique a vontade pra comentar abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário