7 de julho de 2025

Gostaria que você estivesse aqui - Fernando Scheller

O livro começa bem mediano, mas faz você se envolver aos poucos com cada um dos personagens. A gente passa a entender suas motivações, suas relações, suas dúvidas, sentimentos... E isso faz com que nos apeguemos a quem eles são e até façamos comparações com pessoas que conhecemos.

Acho que a personagem que eu mais gostei de conhecer foi a Selma. Talvez por me identificar mais com seus problemas ou personalidade. Além disso, existem várias frases marcantes sempre que ela é o assunto. Por exemplo:
"Selma ansiava por uma vida sem imprevistos. Perdia tanto tempo antecipando o amanhã, traçando os piores cenários, que terminava por não prestar atenção ao que estava acontecendo no presente."

É impressionante também, ter a visão das pessoas que tiveram que enfrentar uma doença tão escandalosamente horripilante como a AIDs no começo de seu descobrimento, em que as pessoas eram cheias de preconceitos, sem conhecimento a respeito e acima de tudo isso, aqui no Brasil.
É muito interessante como é falado de pessoas trans no enredo também, e a vida difícil que muitos tem que enfrentar, além do preconceito.

Para aqueles que realmente apreciam as maravilhas que o Brasil tem a oferecer, em especial ao Rio de Janeiro, as referências dos lugares, são bem aconchegantes, principalmente para quem já o visitou e foi nos lugares descritos, como o arpoardor.
Os personagens são bem realistas e as situações também. Faz você realmente se sentir como os personagens se sentiram.
É o primeiro livro do autor que eu leio e gostei bastante.
Levei muito tempo pra ler, por motivos de ressaca literária.
Indico pra quem for ler, e for uma pessoa um pouco esquecida como eu sou, que não faça muitas pausas para não acabar esquecendo quem são os personagens. Mesmo eles sendo muito marcantes, alguns nomes podem fazer você se confundir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário